domingo, março 25, 2007

Águas...ou esgotos...??

É esta a questão que se põe...Águas...ou esgotos???

Não sabemos ao certo para que serve uma ETAR, principalmente esta de Santa Eulália, que para além de estar demasiado próxima da localidade (trazendo cheiros e mosquitos no tempo quente), as suas "águas" vão parar a um ribeiro que tem vindo a morrer com o passar do tempo. Ainda me recordo de ver peixes, entre outros animais caracteristicos dos ribeiros por ali, mas que foram desaparecendo, devido à poluição do mesmo com esgotos que vão directamente de habitações desaguar ao seu leito, como "descargas" feitas pela ETAR.

Será que tudo isto não tem uma solução?? será que não é assim tão importante??

15 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está mais uma vergonha.

Sr. Presidente agora não ha eleições mas ha trabalho a fazer.Estas situações não podem continuar.

Anónimo disse...

Vai ser bonito quando todos estivermos a beber água da barragem do Caia, e pelos vistos paga a um custo elevado, com tantos esgotos a serem lançados na dita barragem sem serem devidamente tratados.
Que se saiba em Vale de Cavalos, Mosteiros e Arronches existem problemas semelhantes ao de Santa Eulália a poluir a barragem.
Será que só em anos de eleições é que se pensa fazer algum trabalho para iludir o "Zé-povinho".

Ze de Mello disse...

Com a devida vénia irei reproduzir amanhã o seu post no blogue do Zé de Mello!

Bem Haja!

Anónimo disse...

Força Zé de Melo

Com a devida vénia irei reproduzir amanhã o seu post no blogue do Zé de Mello!

A qualidade da água da Barragem do Caia, com tanta poluição a entrar na dita barragem a todos deveria deixar preocupados. Daqui a pouco estamos todos a consumir esta água, certamente bem paga á Empresa Águas do Norte Alentejano.
Esgotos a poluir os afluentes do Caia é que não está certo.
A fiscalização nos últimos anos parece ter andado distraída.

Anónimo disse...

boas é uma vergonha sim senhor entao e onde andam os homens do ambiente sera que isto nao lhes interessa , estarao comprados sr presidente abra os olhos para o que realmente interessa deixesse de maricalhices como janelas etc etc faça alguma coisa de util

Anónimo disse...

Realmente o Presidente da Junta tem idade para ainda levar nalgadas e não sabe o que anda a fazer, trabalhe e não deixe que estas situações cheguem a este ponto, é uma vergonha.
Maria da Conceição

Anónimo disse...

D. Maria da Conceição, o seu comentário em relação ao Sr. Presidente da Junta, acabou por ser infeliz, faltar ao respeito a outras pessoas não lhe fica bem.
O problema aqui é a falta de tratamento dos esgotos que estão a poluir a nossa barragem, não apenas o Presidente da Junta, pelos vistos eleito democraticamente pela vontade popular.
Segundo julgo não ser apenas a Junta de Freguesia de Santa Eulália, composta pelo presidente, existem mais responsáveis, incluindo de outras forças politicas, que parece nada fazem, vamos lá todos trabalhar para o futuro de Santa Eulália.
Repito, lamento a sua atitude, ataques pessoais não, este Fórum é de gente de bem.

Anónimo disse...

Pensei seriamente se deveria ou não responder à D. Maria da Conceição, já que sendo habitual frequentador deste blog, tenho verificado que a senhora detesta o presidente da junta pelos comentários que faz. No entanto decidi responder pois quem não se sente não é filho de boa gente, e como presidente da junta tenho o prazer de convidar a D. Maria da Conceição a candidatar-se nas próximas eleições e submeter-se à vontade do povo. Quanto aos ataques pessoais deixe-me dizer-lhe minha querida que nada daquilo que a senhora possa dizer me irá desviar dos meus objectivos e das minhas convicções, aliás tem precisamente o efeito contrário. Para terminar deixo-lho as seguintes notas:
1 - Caso me queira dar as nalgadas que a senhora diz que ainda tenho idade para levar, basta dirigir-se à junta de freguesia e agendar comigo uma data para o acto;
2 - Em vez de perder tempo em ataques pessoais a quem quer que seja, se de facto tem zelo pelas coisas da nossa aldeia, siga o exemplo da autora deste blog a Renata Germana, a quem eu aproveito para deixar aqui registado o meu incondicional apoio, e agradecimento pelo seu desempenho, pois é uma pessoa idonea e isenta de qualquer partido politico, defende simplesmente o melhor para a sua Aldeia.
Sempre a Vossa Disposição
Cláudio Carapuça

Anónimo disse...

Realmente as pessoas não têm noção do que dizem..... Por muito bem que se fale também importa que se respeitem as outras pessoas! Acho sériamente vergonhoso que este blog seja utilizado para ataques pessoais. As opiniões devem-se expressar aqui, local mais indicado para tal, mas com o devido respeito pelas pessoas. Em causa está certamente o melhor caminho a seguir no que diz respeito à Aldeia de Santa Eulália, logo ofender seja quem for não levará a lado nenhum. Qualquer opinião será óbviamente válida pois é pessoal, mas mais uma vez salinto que não é nada de bom agrado encontrar estes tipos de agressões pessoais.... é muito importante que não sejamos ignorantes mas também que tenhamos a noção a fim de não perdermos a razão!

Anónimo disse...

senhor Carapuça ou seja senhor Presidente da junta todas as opiniões que lhe sugeri foi para o senhor abrir a pestana e se quer realmente ficar na história da nossa querida aldeia trabalhe para isso,porque até agora só vejo obras inacabadas.
Maria da Conceição, quanto a polítca não tenho essas aspirações.........

Anónimo disse...

Gostaria de deixar bem claro que se aceitam comentários construtivos e até sugestões para algumas das situações apresentadas neste Blog, mas por favor não vamos entrar nos ataques pessoais (esses nunca nos levam a lado nenhum)vamos sim, todos juntos, os que se interessam por Santa Eulália, fazer algo para melhorar.
Porque o ser Humano, é um Ser insatisfeito por natureza...

Um abraço a todos os visitantes.

Anónimo disse...

como aldeão que sou tenho que dizer à Sr: Maria da conceição que se tem algum problema com o presidente da junta que fale pessoalmente com o mesmo não ande a esconder a cara atrás deste blog.

Anónimo disse...

como aldeão que sou mas que me encontro ausente por motivos profissionais queria só dizer à população dessa linsda aldeia que agradeça `renata assim como eu lhe agradeço tudo o que ela em feito pela nossa terra, deixem-se de tretas e metam mãos ao trabalho para a ajudar.

Força Renata

Renata disse...

Quero agradecer a todos os visitantes deste blog e também do site em geral (da nossa Aldeia), e em especial ao "aldeão anónimo" que me elogia; mas não faço nada de mais, apenas lanço assuntos para serem debatidos e em conjunto tentarmos arranjar soluções.
Faço com muito gosto, e não o faço com intensão de denegrir ou só mostrar os "podres", quem for visitante atento persebe que apenas no "Dedo na ferida" se tratam de assuntos menos positivos, pois nos restantes blogs ligados ao site da Aldeia, temos tentado passar tudo o que de BOM existe e não é pouco. Um abraço a todos os visitantes e participem mais nos comentários :-)

Anónimo disse...

Em vez de fazer comentarios pouco correctos, deveriam apresentar queixa da Águas do Norte Alentejano - entidade responsavel pelas etar's do nosso distrito.
Ou mais drastico, na Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território.
O Zorro